SOBRE

História

O grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp) iniciou suas atividades em janeiro de 2018 e é fruto da articulação de professores brasileiros e estrangeiros, no sentido de aproximar os campos epistemológicos da Experiência, das Narrativas – as ficcionais, as autobiográficas, as históricas e as de cunho antropológico – e as pedagogias que provocam os sujeitos a dizer não, a recusar e a resistir aos apelos mais imediatistas do mundo contemporâneo. Articula em suas linhas de pesquisa temas como a memória, a educação de jovens e adultos, a identidade, a diferença, a perspectiva socioambiental e os processos de formação. Como desdobramento de suas ações há disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, projetos de colaboração interinstitucionais, como o Portal dos Fóruns de EJA Brasil, a publicação da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos e a colaboração com grupos e associações nacionais e internacionais.

Linhas de pesquisa

Educação, identidades e diversidade socioambiental

Objetivo: A partir da perspectiva transdisciplinar desenvolve estudos concernentes a educação ambiental e as relações identitárias e territoriais tecidas nas naturezas-culturas as quais pertencemos. Enfatiza aspectos referentes a educação ambiental, currículo e formação de formador em espaços formais e não-formais; Identidades diversidade e diferença; Terra, território e sentidos de pertencimento; Educação, oralidade e tradição; Gênero, raça e etnia.

Palavras-chave: Educação Ambiental; identidades; Oralidade.

Experiência, Memória e Educação de Jovens e Adultos

Objetivo: Investigam-se os processos de constituição de si a partir das narrativas, fragmentos, objetos e materialidades diversas que produzem a memória, em relação intrínseca com a noção de experiência. Além disso, dedicar-se-á aos processos de produção de memória na Educação de Jovens e Adultos como locus de investigação e povocação ao próprio campo.

Palavras-chave: Experiência; memoria; Memória coletiva; EJA, Educação de jovens e Adultos; Educação e trabalho; aprendizagem ao longo da vida.

Narrativas, Autobiografia e Formação

Objetivo: Objetiva o estudo das narrativas, das autobiografias e das História de Vida como dispositivos de pesquisa-formação. Ainda, discute as dimensões teórico-metodológicas da pesquisa autobiográfica, aprofundando suas relações com a literatura, o cinema e outras séries culturais como fontes de investigação em Educação.

Palavras-chave: Biografias e Autobiografias; História de vida; narrativas; narrativas orais; Literatura

Pedagogias da Resistência, Processos (De)formativos e Teorias da Educação

Objetivo: Objetiva a desenvolvimentos de estudos que produzam conceitos, no âmbito educacional, que tensionem o debate público sobre as formas existir nas sociedades hipermodernas, evidenciem processos deformativos perscrute os limites, o fora e o dentro da escola, em busca de outros sentidos para o fazer educativo e para o que chamamos de aprendizagem.

Palavras-chave: Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Teorias da Educação.